Guaiaca
Repositório Institucional da Universidade Federal de Pelotas
O Guaiaca é utilizado para o registro e a disseminação da produção científica formal realizada no âmbito da Universidade por sua comunidade científica institucional.
Nele são depositados os seguintes tipos de materiais, avaliados por pares:
- Artigos de periódicos
- Livros e capítulos
- Dissertações
- Teses
- E trabalhos apresentados em eventos
Os materiais depositados utilizam a licença Creative Commons (CC BY-NC-SA).
A Política de Padronização de Metadados está disponível neste link (aba documentos).

Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- CIC / ENPÓS / SEMANA DOS MUSEUS
- Antiga Faculdade de Administração e Turismo - FAT
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
Submissões Recentes
Entre tempos: memória, museu e patrimônio
(UFPel, 2018) Ferreira, Maria Leticia Mazzucchi
Ao apresentar este Memorial para Exame de ingresso na Classe de Titular da Carreira
do Magistério Superior da Universidade Federal de Pelotas, gostaria de esclarecer que
o mesmo não se constitui como o resultado pleno da reconstituição de um percurso
que começou já de longa data. Seria impossível tudo recuperar uma vez que o
trabalho da memória é seletivo, excludente e pouco voltado aos detalhes. Entretanto,
percebo que há marcos, pontos de referencia onde se ancora a lembrança e que foram
sendo ativados a medida que avançava nesse esforço da anamnese.
A imagem fotográfica que abre este Memorial é de Matsumoto Eiichi e denominada
Shadow of a soldier remaining on the wooden wall of the Nagasaki military
headquarters (Minami-Yamata machi, 4,5 Km from Ground Zero, 1945).
Originalmente exposta no Tokyo Metropolitan Museum of photography, compôs a
exposição Points of Memory: A timeline of Conflict, Time, Photography na Tate
Modern no ano 2014. Essa fotografia obtida alguns dias após a explosão da bomba
atômica em Nagasaki, revela uma imagem fantasmagórica impressa na madeira pela
radiação nuclear. Abstraindo da dramaticidade do que revela a fotografia, quis utiliza
la como uma metáfora da memória que se gera no a posteriori e é construída a partir
de vestígios. Busquei nesse trabalho identificar um fio condutor que garantisse a coerência em
minha trajetória professional, que muitas vezes imaginei descontínua. Ao final desse
memorial compreendi que não havia uma linha vermelha entre pontos distantes e sim
pontos que foram gerando outros, uma sobreposição de reflexões que derivaram em
ações, algumas exitosas, outras não. Entretanto, no esforço de demarcar os momentos
de inflexões nessa trajetória, indico três períodos ou, seguindo o mote gerador desse
trabalho, três tempos: o primeiro comportando os primeiros anos de minha carreira
profissional, período de ingresso na vida acadêmica e definição de rumos que foram
convergindo para um segundo tempo no qual identifico as realizações mais
importantes de minha trajetória, etapa fundamental que gerou as razões para que
defina o terceiro tempo, contemporâneo a esta escrita, como o de maturidade, em
todos os sentidos dessa palavra.
Effects of Software Piracy on Economic Growth
(SciELO, 2018) Fernandez, Rodrigo Nobre; Ribeiro, Felipe Garcia; Duarte, Jean Del Ponte
This study investigates the effects of software piracy on economic growth around the world for the years 2000 to 2014, using panel data structure with fixed effects to capture this relationship, plus year dummies. Our findings suggest, in general, that software piracy has a negative impact on growth and that this relationship seems to be non-linear.
Quais são as bases e as fontes que contribuem para o conhecimento profissional da docência? Um estudo com professoras dos anos iniciais
(Universidade Federal de Pelotas, 2024-08-26) Andrade, Débora Wendler de; Nörnberg, Marta; http://lattes.cnpq.br/7467574585513397; http://lattes.cnpq.br/5735605804745665
This dissertation sought to understand the bases and sources referred to by teachers as contributions to their professional knowledge and teaching in the early years, in terms of literacy concepts, practices and materials. As specific objectives, it sought to: i) analyze whether the PNAIC continues to contribute with professional knowledge for teaching in the initial years; ii) identify which other programs and sources contribute to teaching in the initial years. This research considered the context of the Covid-19 pandemic and the difficulties faced by teachers. The theoretical basis worked with concepts addressed by António Nóvoa (2017, 2022), who contributes to discussions on teacher training, professional teacher knowledge, including the challenges faced by teachers and training during the pandemic; by Lee Shulman (2014), a central author in discussions about the sources and basis of teacher knowledge; and by Magda Soares (2016), a reference regarding the concepts of literacy and teaching in the early years, especially in the literacy cycle. Regarding the methodology, this is a qualitative research approach. The instrument used for data collection was an online questionnaire, made available via Google Forms, shared via social networks, in order to reach the target audience: teachers who work in the initial years of Elementary School. The research included 35 respondent teachers from the southern region of Rio Grande do Sul. The analysis identified courses, training program materials, activities available on the internet, and the use of social networks as sources that contribute to the teacher's professional knowledge base. Likewise, it was observed that the PNAIC materials continue to contribute to the training and practice of most teachers. In summary, the research shows an expansion of certain sources and the subtraction of others.
Tinta, papel e prensa : a trajetória da Officina Graphica Edda na produção da cultura escrita no município de São Lourenço do Sul/RS (1892 – 1983)
(Universidade Federal de Pelotas, 2020-01-30) Zarnott, Daiana Dillmann; Arriada, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6119476063670594; http://lattes.cnpq.br/0824095093637686
This Master's dissertation in Education has as main objective to investigate Officina Graphica EDDA trajectory as a production protagonist and written culture diffusion in the municipality of São Lourenço do Sul between the years 1892 and 1983. The course of the graphics is analyzed from the types of publications over the years. In this work, documentary research and interviews were used as a methodology. In the documentary research, newspapers, books and municipal reports produced by the printing company were observed. Regarding the interviews, two employees of the printing company were interviewed, a historian and the buyer of the printing company in 1983. In order to better understand the creation of Officina Graphica EDDA and its operation, it was necessary to identify the boards, as well as the typographers, publications and commercialization of various materials. Linked to these aspects, it was also necessary to identify the development of printing houses and publishing houses in the 19th and 20th century and the social relations established between the countryside. The research results intend to demonstrate that the Officina Graphica EDDA productions contributed to the dissemination of the written culture, through the styles and graphic techniques of illustration, by the representation of an editorial model characteristics and that evidenced production structures and printing technologies of the time. In addition, these factors combined contribute to the constitution of Officina Graphica EDDA editorial history in the municipality of São Lourenço do Sul
Desdobramentos da gestão de assistência estudantil para o Proeja no Instituto Federal Farroupilha : gerencialismo, políticas e práticas
(Universidade Federal de Pelotas, 2023-01-12) Lima, Cleber Lixinski de; Hypolito, Álvaro Moreira; http://lattes.cnpq.br/7674934224612535; http://lattes.cnpq.br/3400358836034063
The general topic of this work is to investigate how the organization of the management of student assistance at IFFAR has been unfolding to meet the demands of PROEJA students in the current situation, considering aspects of access, permanence and academic success of students, and the fall in investments in this modality with the managerial modifications imposed by the current neoliberal political context. Relating these public policies provided by the PNAES, which is in turn has full appropriation in the student context aimed at student benefits, and also present in a framework the policies developed by the program and also contextualize the political setting that are found and their applications in the context of three campuses from the Farroupilha Federal Institute. Furthermore, it is presented how managerialism is effectively appropriated within the development of public educational institutions, providing a beautiful niche of work and income for large companies in the private sector. Management issues are analyzed, bringing them to the public school context, exemplifying their actions and development related to the school context. Finally, a brief contextualization of PROEJA in Brazil and at the Instituto Federal Farroupilha is made, clarifying its creation, application and development.
Docência negra na educação infantil: consciência política, fazer pedagógico e práxis
(Universidade Federal de Pelotas, 2021-07-23) Duarte, Carolina Barcelos; Nunes, Georgina Helena Lima; http://lattes.cnpq.br/3494845515615884; http://lattes.cnpq.br/0662913135479891
Los maestros negros, en el espacio de Educación Infantil, pueden volverse poderosos para una educación antirracista que comienza con los niños a una edad temprana y progresa hasta la edad adulta. A partir de sus experiencias familiares, políticas y académicas, crean un repertorio para este trabajo, ya que las situaciones prejuiciadas y excluyentes se reviven en el aula aún hoy. Para componer el marco teórico de este estudio, se llevaron a cabo discusiones sobre las relaciones raciales en Brasil, estructuradas a partir de ideologías hegemónicas, los aspectos legales de la Educación Infantil y los logros en términos de políticas públicas para promover la igualdad racial. Además, también se buscó enfatizar la importancia de la enseñanza negra y sus configuraciones, debido a las diversas representaciones de la mujer negra históricamente construidas y la desalienación / conciencia que se realiza a través de una educación que pretende ser transgresora. En cuanto al enfoque metodológico, se trata de un estudio de caso, que consiste en profundizar en uno o pocos objetos que permitan su conocimiento amplio y detallado desde tres grandes etapas: preanálisis; exploración del material; tratamiento de resultados e interpretación. En este proceso, fue posible comprender la construcción de la conciencia política en la vida de los profesores negros entrevistados. Aquellos que atraviesan un proceso de desalienación de las experiencias, tanto negativas como positivas, que configura el repertorio para la práctica pedagógica, que apuesta por la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. De esta forma, la praxis se ejerce, sobre todo, según el emprendimiento reflexivo, seguida de la acción a favor de la lucha antirracista.
Os saberes das mulheres mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (São Lourenço do Sul/RS) e suas contribuições na formação para a docência no ensino superior das mais novas
(Universidade Federal de Pelotas, 2024-09-27) Ferreira , Adriana da Silva; Nunes , Georgina Helena Lima; http://lattes.cnpq.br/3494845515615884; http://lattes.cnpq.br/3494845515615884
This work was carried out in the Quilombola Community of Coxilha Negra, São Lourenço do Sul/RS, where semi-structured interviews were conducted with four of the community's oldest women. The aim was to find out what knowledge had an impact on the younger women's training for teaching in higher education. To this end, a qualitative case study was carried out, which dialogued with female quilombola researchers (Ferreira, Ribeiro Santana, Nogueira Soares, Sant’Anna), who contributed to the construction of the methodological paths during the fieldwork. From the fieldwork, some key categories were defined for understanding the processes of formal and non-formal education, starting with childhood, work, religious hybridity, schooling and the festivities that permeate these daily lives. In conclusion, it is clear that the older women's perception of the younger women is indirectly that studying and working outside the home makes being together weaker. Life, however, has always been about coming and going in an attempt to find work; the younger ones are following this path, but “with study”. The young women are not working at school, but they know that school cannot be the “place of the pain of color”.
Impacto dos fatores econômicos associados ao microempreendedor individual (MEI): uma análise para os estados brasileiros
(UFSC, 2019) Fernandez, Rodrigo Nobre; Lima, Naloir; Menezes, Gabrielito
Para promover e incentivar a criação e a formalidade de empreendedores foi criado pela Lei Complementar nº128/2008 a figura do Microempreendedor Individual (MEI), tendo por objetivo trazer para a formalidade os inúmeros empreendedores informais existentes. Esse trabalho buscou identificar os fatores associados para a geração dessas empresas MEIs. Para isso, utilizou-se dados em painel tendo como variável dependente o número de MEIs criadas e como possíveis determinantes, algumas variáveis socioeconômicas referentes aos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, durante os anos de 2012 a 2016. Os resultados apontam que um aumento na taxa de desemprego, queda na média salarial, acréscimo no orçamento do SEBRAE mostraram que existe um aumento considerável na média de criação dos MEIs. Contudo esses resultados não se mantiveram robustos ao realizarem-se as estimativas de efeito fixo.
Pé no freio ou no acelerador? Uma análise empírica dos efeitos da corrupção sobre o empreendedorismo
(UNOESC, 2019) Baungarte, Bruna Teixeira; Queiroz Orellana, Vivian dos Santos; Fernandez, Rodrigo Nobre; Menezes, Gabrielito
O empreendedorismo é um dos fatores que contribui para o crescimento econômico, e a corrupção é um fenômeno econômico global que pode gerar entraves ao desenvolvimento da atividade empreendedora. Este trabalho tem como objetivo verificar se a corrupção é um entrave ou um acelerador do empreendedorismo. Para realizar tal meta, utilizam-se estimadores de dados em painel com efeito fixo para uma amostra de 49 países no período de 2010 a 2014. Com base nas estimativas, constatou-se que a corrupção afeta a atividade empreendedora já consolidada e que esse efeito é consistente apenas para países em desenvolvimento, o que vai ao encontro da hipótese “grease the wheels”.
Produção científica qualificada: estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sul
(SciELO, 2020) Zabolotny, Simone Rodrigues; Frare, Anderson Betti; Gomes, Débora Gomes de; Fernandez, Rodrigo Nobre
Este estudo busca analisar se as características acadêmicas de docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de Ciências Contábeis da região Sul influenciam na produção científica qualificada de artigos em periódicos. O estudo descritivo e quantitativo foi realizado através da coleta das informações nos Currículos Lattes, de cento e oito docentes, vinculados a oito Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis da região Sul. Após a coleta das informações dos docentes (número de orientações, gênero, idade, formação) foi realizada a análise quantitativa, através da técnica de regressão com dados em painel. Nos resultados, verifica-se que não há como afirmar que a idade e o gênero influenciem na produção científica. Quanto as orientações, observa-se que a pontuação dos docentes acresce a cada orientação de mestrado, iniciação científica, graduação, especialização, em percentual de 7%, 5%, 3%, 2%, respectivamente.